Translate

sábado, 14 de abril de 2007

Feira de Ciências – Passo Fundo – RS.

Lembranças, lembranças, lembranças... Esta história que ocorreu pelos idos de 1968 e retornou a pouco pelo reencontro de uma de suas participantes hoje a Senhora Fátima Ribeiro.

Quanto às datas é muito difícil precisar, imaginar que um jovem de aproximadamente treze anos pense que aqueles momentos formarão a história da sua vida é querer muito apesar de que hoje eu daria este conselho a um jovem de fazer o seu diário, ler a própria história é vivê-la duas vezes. Mas os fatos abaixo descritos foram reais e de uma maneira que só a internet hoje pode proporcionar talvez os amigos que dele fazem parte poderão testemunhar e também poderão colocar como eles viram a mesma situação vivida. Com exceção do meu grande amigo Victor Emanuel que já é falecido há quase trinta anos.

Estudava eu no Colégio Estadual do Paraná em um sistema chamado classes integrais que consistia em uma nova experiência de ensino em que o aluno estudava de manhã e de tarde. Éramos uma turma poderosa selecionados por um vestibular e basta dizer que desta turma os únicos que não se tornaram doutores em medicina, engenharia, etc. fui eu que sou comerciante e um amigo chamado Sérgio Machado que se tornou executivo de fronteira trazendo muamba do Paraguai. O Lee personagem que mencionarei a frente me consta que se formou, mas também se encaminhou para o comércio e é o proprietário da Casa China em Ciudad Del Est.

Esta ida a Feira de Ciências de Passo Fundo iniciou-se ainda em Curitiba quando o colégio foi sede da FEMUCI – Feira Municipal de Ciências। Por algum motivo que não me recordo e não posso ver a lógica, dois companheiros de sala o Tito Livio Ronconi e o Lee Tse Tchun me convidaram a integrar a equipe, o projeto deles era expor foguetes que efetivamente voavam e mais um aparelho que utilizando o teorema de Pitágoras nos dizia a que altura ele tinha chegado. Bem eles não erraram muito, se eu não tinha os predicados deles em relação a uma vida mais regrada não me furtei a colaborar e uma das tarefas era arrumar uns tubos de papelão grosso que servem para enrolar tecidos, eles serviam para formar o corpo do foguete, o combustível que era uma mistura que entrava açúcar e outros ingredientes que mesmo citando eles trocentas vezes por dia enquanto duraram ambas as exposições hoje não me recordo mais a não ser o quanto ele era muito inflamável. O cordão de partida era um estopim que o exército forneceu (Não me lembro como?) só o fato que dispúnhamos dele em quantidade suficiente para testes e demonstrações.


Na FEMUCI em Curitiba – Da esquerda para a direita – Lee Tse Tchun, Tito Livio Ronconi, eu e o Victor Emanuel Mendes e Silva.
Por que estava sem uniforme no dia desta foto não sei e para não pensaram que eu era um marginal querendo destoar do resto pela aparência digo que não e cito que inclusive em uma saída de final de aula a diretora me escolheu por estar com o uniforme mais correto (Thanks Mammy) para participar e entregar um... Placa? Flores? Milhão de dólares? Para um diretor? Chefe da Tribo? O fato é que fui lá e entreguei a ele na frente de um monte de gente em um auditório do colégio e se me lembro que o nome dele era Eros Gradowski talvez pelo ritmo, o nome tem uma sonoridade agradável como também me lembro e gosto da pronúncia de Irmãos Knolfoltz que eram os proprietários das lojas de malas Ika. Duro na vida é se chamar João.



A foto tinha finalidade de comprovar que eu andava arrumado, mas de repente olhando a minha escrivaninha se tem uma idéia da época, o rádio de pilha era o som, a flâmula do Atlético Paranaense tem o retrato do Jofre Cabral, o boneco Mug era o do Chico Buarque। Foto de João Batista de Mello.


Tenho certeza que fomos muito bem nesta feira, não que me lembre disto, mas como fomos os únicos a ser indicados para participar em nome do Paraná da Feira de Ciências de Passo Fundo o nosso negócio devia ser muito bom.

O fato é que não me lembro como pegamos as passagens e outros detalhes, mas me lembro de um fundamental, era necessário alguém de maior nos acompanhar e eis que eu proponho a equipe que levássemos o Victor que conforme podem conferir na foto já era um adolescente com cara de maduro embora fosse apenas um ano mais velho que eu. Bingo a equipe aceitou e a responsável do Colégio engoliu que ele era maior de idade.

Os detalhes se espraiam, então a recordação é que cada um de nós ficou separado e em uma casa de família e o nosso ponto de encontro era na feira. No primeiro dia fizemos à instalação, no segundo foi aberto ao público e no terceiro foi uma demonstração em um campo em que lançamos o foguete juntamente com outras equipes do Brasil que tinham usado o mesmo tema.

Então a seqüência segue em flashs:

Minha primeira namorada oficialmente falando, não que mocinhas, moçonas e senhoras fossem desconhecidas, a lembrança disto remonta ao jardim de infância, mas com o tratamento oficial de namorada aconteceu nesta bela cidade de Passo Fundo e ela se chama... Chama-se... arf talvez Sônia? Regina? Quem sabe a moça que ofuscou este namoro saiba por que foi ela que desencadeou a vontade de colocar este relato e o nome dela não esqueci e ótimo saber que ela também não me esqueceu estou certo Fátima?



Algo muito curioso aconteceu que marcou intensamente em uma fotografia mental, em determinado momento na feira precisei de banheiro e não quis usar o comum a todos, então ela e eu fomos até a casa que eu estava hospedado e me instalei no trono, o banheiro é minha igreja e nele o tempo para, quando eu saio (É Regina, sim eu acho que é Regina) lá estava ela no meio da sala de pé com as pernas se cruzando apertadas em volta de um lago de urina hehehe, esperar o Leopold sair do banheiro continua sendo dramático até hoje e ainda mais que ele é uma mini-biblioteca. Sei que não dei importância e que me lembre ela entrou no banheiro se recompôs e voltamos à feira. Doces beijos terno e breve namoro.

Na feira fomos muito bem e o nosso stand era muito visitado, sempre que terminávamos a explanação do funcionamento do foguete e de como mediamos à altura que ele alcançava nós fazíamos uma demonstração do poder do combustível que o impulsionava queimando uma porção pequena que surtia um belo efeito. O grande efeito foi quando por minha culpa deixei próxima a lata que tinha toda mistura que usaríamos naquele dia e a explosão resultante foi realmente atrativa. Ninguém se feriu e recompusemos o stand.

Em breve o Victor apareceria também com uma namorada que acabou se tornando uma grande amiga a Dagmar. Paixão forte dele mais adiante ela acabou indo para Curitiba ao nosso encontro. Uma amizade inesquecível que a longo tempo não revejo, mas que talvez agora pelo contato com esta minha amiga que desencadeou o relato a Fátima talvez ela acabe criando esta possibilidade.
E a Fátima? Esta bela senhora que mencionei no inicio do relato foi à razão da dissolução do meu primeiro namoro (Que vida longa em apenas três ou quatro dias), não me lembro quando eu a vi pela primeira vez, mas sei que fiquei enfeitiçado pela beleza dela e terminamos indo juntos em uma festa de encerramento que se realizou em uma boate (?) na cidade। Algumas coisas eu me recordo desta situação, primeiro que não chegamos a namorar, segundo é que nesta boate nós sentados na mesa e ela me convidou para dançar e está uma coisa que até hoje eu sou completamente inabilidoso e terceiro quando veio um rapaz para tirar ela para dançar, aí a coisa ficou esquisita e me lembro que enquanto eu falava ao mesmo tempo cutucava o Victor que estava dormindo junto à mesa em umas cadeiras que ele havia juntado, o fato que ele acordou viu a situação e se levantou e disse para o caboclo que a menina estava comigo deixando bem claro que não haveria mais respostas e conhecendo o Victor e sabendo da violência que ele era capaz digo que foi saudável a pessoa pedir desculpas e se retirar. Seja como for ou por eu não dançar ou por o Victor atrair sem intenção os olhos desta moça sei que fiquei sem ao menos sentir o gosto dos seus lábios, mas em troca fiquei com uma amiga que este ano me encontrou e a nossa amizade foi reativada pelas facilidades da internet.

Fácil de entender o porquê desta paixão, a Fátima é a primeira à direita.
Quando fomos ao campo para lançarmos nosso foguete mais cinco equipes também iam fazer seus lançamentos, que eu me lembre só uma do Rio de Janeiro conseguiu o intento com um belo efeito, inclusive o corpo do foguete deles era de metal e com tanto funcionalismo público e tantos militares lá não me surpreenderia se eles tivessem tido a assistência de um técnico. Mas se a nossa intenção não foi cumprida a risca a balburdia que criamos também não deixou a monotonia tomar conta, quando acendemos o nosso estopim ele acabou falhando criando uma situação complicada, então eu voltei na plataforma e com a ponta de um cigarro o reacendi como o tempo daí era muito curto para a ignição não consegui firmar bem ele e quando deu a partida saiu da guia e disparou rente ao chão, para um foguete projetado para ir a uns quatrocentos metros de altura dá para imaginar a confusão no publico, para sorte geral ele acabou subindo e desapareceu em um lado não habitado.

Voltei um par de vezes a Passo Fundo, levei um pouco de mim para ela e trouxe muito dela para mim.

14 comentários:

  1. Quero agradecer o carinho e dizer da minha felicidade ao te encontrar no Orkut.
    Jamais esqueci este garoto que desde sua adolescência sempre teve o dom da escrita, lembro que tudo que você citou realmente é verdade. Sempre tive em minha mente a vontade de um dia reencontrar este amigo que me trousse muita felicidade na minha juventude, lembro que naquela época saia correndo da escola para esperar o carteiro chegar com cartas, sempre tão amável e gentil escrita por este amigo.
    O tempo passou... Hoje mais de trinta anos e ainda lembro com carinho de suas palavras escritas através de cartas que hoje já não existem mais, mas as lembranças e a saudade permaneceram comigo.
    Pelo que vejo nossa amizade ainda existe, que bom saber que eu também marquei um pedaço da tua historia de vida.
    Torço sempre pela tua felicidade e que Deus te ilumine.
    E mais uma vez obrigada pelo carinho.
    Sinta um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como foi maravilhoso te reencontrar,quanta saudade este reencontro me trouxe.Será que um dia terei a felicidade de te ver pessoalmente????
    Só Deus sabe.
    Tenhas sorte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Meu Amigo, como está? Por onde anda? Estive viajando e com alguns contratempos aqui, mas a lembrança é viva e vc presente nela! Fiquei feliz ao ver sua lembraça no blog e com certeza nos reencontraremos, pois me deve um café... Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Segue aqui meu e-mail acupuntura@hotmail.com . Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Voce daria um ótimo escritor, tem muita sensibilidade e sabe lidar bem com as palavras. É difícil ver um homem assim como você.

    ResponderExcluir
  6. Leopold, eu sou a anônima que disse que você escreve bem. Você sabe falar de mulheres de uma maneira sensual, sem ser grosseiro e pornográfico. Suas experiências amorosas parece que sairam de um filme ou um livro. É uma pena que existam tantos homens que tratam as mulheres de uma forma fria e indiferente como eu conheci. Abraços, Margareth, RJ.

    ResponderExcluir
  7. Margareth suas palavras foram gentis, espero que no futuro elas sejam verdade, no passado não foram.

    ResponderExcluir
  8. Não entendi, porque no futuro? Você acha que não trata bem as mulheres? Ou você se arrependeu das coisas que fez? Espero sua resposta. Margareth.

    ResponderExcluir
  9. Você me obrigou a pensar Margareth.
    Não arrependimento, fracasso tem mais sentido. Em um novo amor procurarei ser mais atento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH! o Amor é fantástico,envolvente, um sonho que pode se tornar real...

      Excluir
  10. Voce não de ve se sentir fracassado pois voce vivenciou muitas coisas, eu sim me sinto uma fracassada por não ter vivenciado muitas coisas por medo de me machucar. Teve uma época que eu tinha medo do amor, medo de me entregar ao sentimento. A pior coisa que existe é voce saber que deixou de fazer muitas coisas, saber que deixou de experênciar. Hoje eu me sinto mais fortalecida, mas eu acho que as oportunidades não voltam mais. Abraços, Margareth.

    ResponderExcluir
  11. O fracasso que eu menciono é especifico a uma pessoa. Quanto à vida no total considero-a vivida, qualquer coisa que aconteça na frente é bônus.
    Margareth experimente por em um relato tuas experiências, no escrito às coisas aparecem em seu real tamanho e talvez você verifique que viveu bastante e só está ansiando por mais.
    Margareth, por favor, poderia escrever direto ao meu e-mail joaoleopold@minon.com.br

    ResponderExcluir
  12. Por que as pessoas entram na sua vida?

    Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

    Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.

    Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".

    Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.

    Pare aqui e simplesmente SORRIA.

    "Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
    Ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como
    se ninguém estivesse te observando."

    "O maior risco da vida é não fazer NADA."Bjs da amiga Fátima
    Martha Medeiros

    ResponderExcluir
  13. Quero uma dose de paz. E de amor. E de felicidade. E de sonho realizado. Quero pra mim. Quero pra você. Quero pra todo mundo que sente bem, que faz o bem, que se preocupa com o que é bom. Para o resto, quero só a justiça. ♥*´¨)* ''" —.Boa Noite...

    ResponderExcluir