Translate

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lençóis Maranhenses – Dedicado a Joana!


A Joana colocada entre as pessoas da minha vida brilha com uma intensidade que facilmente digo: ela é a minha estrela maior.

Nossa vida teve e tem fortíssimas ligações profissionais e neste respeito acabou gerando um amor profundo e o desejo de ambos em fazer o outro feliz.

Esta história começa quando eu tão repetidamente falava dos fantásticos Lençóis Maranhenses que para minha surpresa a Joana me avisa que tinha comprado um pacote turístico para lá.

Os Lençóis para turista comum é um miserável guardanapo, consiste em uma visita a Lagoa Azul com jardineira Toyota e um passeio de barco até Caburé pelo rio Preguiça. Se o turista gostar de lombadas na estrada ele tem um translado terrestre de aproximadamente 240 quilômetros em que o volume de lombadas se estendidas asfaltaria a trans amazônica. Uma delas deve ser inclusive recordista de altura neste quesito. É o pior turismo custo/beneficio que conheço a não ser...

A não ser que conheça o Alfonso (E isto nem mais, explico abaixo).

Como da última vez que estive nos Lençóis ficou uma mágoa com o Alfonso decidi ligar para o Marquinho para que ele acompanhasse a Joana naquilo que é o melhor dos Lençóis, viajam de quadriciclo. Ele já foi meu guia em inúmeras jornadas e é uma cria legitima do Alfonso. Liguei e quem atendeu foi a Jacira que me comunicou que ele não estava mais em Barreirinhas.

Minha preocupação foi a mil, poderia ligar para o Alfonso, mas a responsabilidade dele e seus afazeres jamais o fariam dar a atenção que eu gostaria a Joana tivesse. Não tive dúvidas, alguns dias antes eu peguei meu carro (eu estava sem motorhome) e fui esperar ela em Barreirinhas.

Entrei em Barreirinhas e fui direto procurar o hotel que fazia parte do pacote dela (Se não me engano chama-se Pousada do Rio) para eu me localizar e qual foi a surpresa que a primeira pessoa que encontro foi o Marcos. Baita surpresa e depois as explicações, o mesmo não foi para São Luis e sim tinha saído da Tropical Adventure (Alfonso) para ser autônomo como guia e a Jacira como manda as regras fez o correto sepultando-o vivo.

Situação resolvida aparentemente porque o pior foi saber que os Lençóis estavam barrados para a entrada de visitantes pelo Governo Federal com a fiscalização do IBAMA. A decisão deles foi completamente errada e o curioso disto é que vim, a saber, com detalhes o porquê.

Eu ia ficar hospedado no Porto Preguiças Resort, se quiserem ver a maravilha está ai o endereço http://www.portopreguicas.com.br/site/ e já combinei com o Marcos dele me arrumar um quadriciclo 4x4, com os Lençóis proibido veria que opções poderiam ser oferecidas a Joana.

Fizemos inúmeras trilhas e desta vez incluí o farol de Mandacaru. Estas trilhas na verdade são estradas e de passeio não tem nada a não ser o prazer de cavalgar com o quadriciclo. Numa destas viagens fomos ao Canto do Atins e aí veio a descoberta do porque da proibição de circular dentro dos Lençóis.

Tudo começou que a rede Globo foi fazer uma reportagem nos Lençóis e o apresentou com vandalizado pelos turistas incluindo nela um testemunho do Buna que é dono de uma pousada no Atins. Não deu outra quando chegamos lá, depois dos abraços saudosos no Buna a pergunta – Por que você mentiu na reportagem da televisão? Inacreditável a resposta – Ele não suportava os Cearenses que faziam o roteiro Jericoacoara/Lençóis em expedições e neste delírio com os repórteres da rede Globo coabitando já que o mesmo foi buscar o lixo que a maré traz eles filmaram um pedacinho com a imundice. Nunca, nunca em tantas vezes que fiz os Lençóis eu vi uma, leiam bem, uma sujeirinha qualquer que fosse e o Buna em seu delírio de alcoólatra acabou dando um tiro no próprio pé e sacaneou seu amigo Alfonso já que os Lençóis ficaram proibidos para excursão e ir pela trilha ou rio não vale à pena.

O governo Federal na sua mediocridade faz aquilo que sempre faz – se sair na televisão eles se interessam, não de ir ver a realidade e sim de tomar uma decisão que é totalmente errada proibindo que se veja de perto um dos lugares maravilhosos que já pude conhecer.

Uma curiosidade que no final (muito feliz) foi que em uma viagem o Marquinho e eu parados numa margem dos Lençóis de repente fomos cercados por policiais armados e logo em seguida chega o Buna. Eles estavam perseguindo um caboclo também de quadriciclo que tinha roubado uma bolsa de uma turista. O Marcos se surpreendeu porque conhecia o elemento e o mesmo era um vigilante que atuava em favor do IBAMA, mas...

Retornando a Barreirinhas comentamos sobre o ocorrido inclusive com o Alfonso (hehehe – encontrei-o no hotel e tudo foi bem entre nós, afinal minha admiração por ele supera qualquer mau entendimento) e o mesmo comentou que não era possível que esta pessoa tivesse feito isto. Mas vejam a coincidência – Estando eu no centro encontro o amigo Angelo que também trabalha com turismo e dele já loquei quadriciclo para a Iara, lhe falei deste caso e também do problema que seria de eu não ter encontrado uma solução para a Joana poder desfrutar os Lençóis ele me diz que com o vigilante sendo caçado (foi preso no mesmo dia) e mais os quatro fiscais do IBAMA que iriam sair em viagem na semana seguinte estaria com os Lençóis sem fiscalização conseqüentemente problema resolvido e a Joana iria ser uma das últimas a poder visitá-los inteiramente.

A Joana chegou e nem usou a pousada do pacote indo ficar comigo no resort.

O ponto maior seria a nossa viagem para Santo Amaro e todos os pontos possíveis dos Grandes Lençóis.

Antes da viagem maior conhecemos o Sérgio Lopes e a Kátia Botelha, ele um engenheiro têxtil e ela produtora do SBT. Juntos nós fizemos um passeio para o Canto do Atins já por dentro dos Lençóis e tanto a companhia como a jornada foram perfeitos.

Sérgio, Joana, eu e Kátia.

Vida dura ô! Foto by Kátia

Joana by Kátia

O ponto alto foi à viagem a Santo Amaro:

Atravessando a balsa, Marcos, eu e Joana. Fotografia by motorista do barco.
 

Última parada com sombra.
 

Nos Lençóis. By Marcos
 

César cruzou o Rubicão, nós o Espigão!
 

Eu, Marcos de chapéu pendurado na Joana de Queimados de Brito que está pendurada na minha Joana, seu Raimundo marido da Joana de pólo azul e os meninos são franceses que estavam fazendo a travessia a pé dos Lençóis.
 

Queimadas é meio caminho entre Barreirinhas e Santo Amaro. Só podem morar dentro do parque quem nasceu lá caso da Joana que desde nova registra a passagem dos visitantes. Nós fomos desta vez o número dois mil e alguma coisa o que mostra que em um registro de tantos anos pouquíssimas pessoas adentraram nos Lençóis.
 

Em Baixa Grande com outra cidadã dos Lençóis. A Ivonete em todas as viagens sempre me recebeu com bastante carinho, não foi diferente desta vez. 

A curiosidade é que proporcionalmente ela recebe menos visitas que a Joana (Queimados) e se queixou para mim que não tinha fotos publicadas na Internet, não é verdade porque quando estive com a Iara eu postei uma foto dela então esta é a segunda. 

Já mencionei antes que fotografia atrapalha o passeio então dificilmente tenho uma seqüência que represente verdadeiramente tudo o que fizemos que foi uma varredura completa dos Grandes Lençóis e isto significa Betânia, Pataca, Espigão e outros. A aventura foi maravilhosa recheada de emoções tanto pelo excesso de beleza como também por desafios de rota. A Iara foi muito feliz quando falou que nos Lençóis a gente não vê a paisagem, a gente vive ela.
 

155.000 hectares!
 

Esta é a Luzia a moradora mais conhecida dos Lençóis inclusive internacionalmente, pergunte a quem foi lá se comeu o camarão da Luzia, se disser não é porque não foi. 

Fim de viagem!  

Joana você é maravilhosa e que fique neste registro o meu amor por você! 

Um último aproveitar do resort e deixei a Joana no hotel do seu pacote para ela fazer os passeios da rotina dos turistas e voltar de avião. 

Quanto à turista que foi roubada alguém achou a sua bolsa no parque, ela tinha simplesmente esquecido e o vigilante espero que alguém tenha se lembrado de tirá-lo da cadeia.