Translate

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Voltando aos Lençóis Maranhenses.

Prefácio
Foi tão forte a impressão e a experiência na primeira viagem aos Lençóis que repeti-la em tão breve espaço de tempo se torna necessário para entender melhor as sensações de estar lá. Além disto, este frio do Paraná está me fazendo um mal danado e a medicina comum não pode me tratar então aproveitarei lá e farei uma consulta com uma benzedeira chamada Mãe Luzia que faz uns passes mediúnicos nos camarões que ficam com grande poder curativo.

O motor-home já está pronto e de sapatos novos da marca Michelin e a partida programada para dia cinco logo após teclarmos nosso voto para as eleições municipais.
05 de outubro de 2008

Como previsto votamos e para não variar foi ótimo, reencontramos velhos amigos no local de votação porque votar quase chega a ganhar de funerais e casamentos, é um ambiente descontraído e todos se encontram com grande disposição.

A eleição em São José foi de uma disputa intensa e também confusa com enorme semelhança a São Paulo onde o Gilberto Kassab se confrontou com o Alckmin dando um espaço generoso para uma mulher que está muito abaixo do que eu penso de uma pessoa de vida pública. Pelo menos na minha cidade a terceira opção vencedora até prova ao contrário é um homem de respeito, industrial de ferramentas de precisão e torço que ele faça uma excelente gestão e vá que ele leia este blog então sugiro – Senhor Ivan Rodrigues imite o prefeito de São Paulo Kassab, proíba as placas de publicidade. Elas insultam a beleza da nossa cidade e proíba nas próximas eleições carros de som e panfletagem. Admira-me candidatos que se propõe a cuidar da nossa casa e a inundam de imundícies e invadem nossas paredes com sons.
Votamos e já montamos na nossa casa (nosso local de votação fica a meia quadra hehehe) e our true home is the highway.

BR116 sempre linda mesmo com o tempo chuvoso. Confesso que não curti muito ansioso que estava pelos resultados da eleição tanto que combinei com o jornalista Marcos Rosa do PautaSJP manter contato telefônico já que ele ia fazer cobertura on-line das eleições da cidade. A ansiedade era com os vereadores que fazem realmente bem para a cidade. Como meu voto é único tenho que torcer que eles tenham continuado a cativar seu eleitorado para garantirem seu espaço.
Cinco horas e uns quebrados já estávamos parados no posto Graal 500 na Dutra com telefone e internet. Muita alegria com o Kassab ganhando este primeiro turno em São Paulo (Passando por lá procurei alguma placa de candidato, nadinha e a cidade limpinha, eita caboclo macho!) e a minha cidade me fodendo sendo uma das últimas a fechar a votação. Meu candidato a vereador perdeu raspando a trave (Gastão Vosgerau) e idem o Edson Celli que é um homem nota dez, para compensar os professores Assis e Ilmar e o amigo Carlos Machado ganharam com folga।

Para registro saímos com 44.690 quilômetros no hodômetro e na primeira abastecida deu a média de 6,69 quilômetros por litro.
06 de outubro de 2008

Chuva, chuva e chuva, o prazer, bom a viagem foi sem altos e baixos, sinalização absurdamente errada na estrada e isto fica sempre difícil de acostumar.

Paramos no camping do Siri em Marataízes no estado do Espírito Santo, excelente condições o camping oferece embora em um pequeno passeio pela praia a sintamos muito pobre. Grandes diversões dentro do motor-home e agora enquanto puxo um arquivo monstruoso que irá acabar com minha cota de impulsos na internet escrevo para o blog.

Esqueci de comentar sobre os novos e chatos pneus Michelin. Antes com os meus Pirellis eu sentia a estrada viva, cada buraquinho era um estrondo e nos buracões meus armários me saudavam se abrindo, todo o meu carro rangia como querendo conversar comigo e, além disto, na estrada cada curva tinha que ser raciocinada para evitar besteira. Agora com estes lazarentos de Michelin com balanceamento de micros esferas da Taco Ar acabou todo este prazer, o carro ficou muito macio e ninguém mais fala comigo, as curvas que eu tinha que testar as minhas qualidades de piloto agora parecem mixurucas. E chuva então! Estes pneus são tão idiotas que nem isto reconhece e fica tão aderido ao asfalto pensando que ele está seco.

07 de outubro de 2008

Hehehe o casal Graça e Renato que estão no Chile reclamaram de um camping que custava trinta e poucos reais por dia, nós pagamos R$60,00 no Siri e já estamos na estrada parados para pernoite em Linhares. Problema com gaveta travada, água muito quente, etc. Rotina de motor-home um contínuo ajustar. Meia garrafa de vinho no jantar aliviou estes percalços.

08 de outubro de 2008

Estrada, estrada, chuva e chuva. Ainda bem que a Bahia não me falha e rapidamente a estrada está virando um lixo novamente hehehe

Tentei render a noite, mas com chuva, sem faixa no asfalto, minhas palhetas de pára-brisa comprometidas porque a Mascarello inventou uma exclusiva me fizeram estacionar próximo a Salvador.
09 de outubro de 2008

Estamos em Pernambuco e a viagem não rende porque a estrada está miserável ao ponto de achar que isto é incurável por estas bandas e comentei com a Iara que esta seria a minha última viagem pelo nordeste (Mentira eu espero hehehe). O melhor caminho para Lençóis é por Brasília e Belém, para não irmos e voltarmos pelo mesmo caminho e, além disto, fazer uma visita ao amigo Luis Carlos em Campina Grande é que usei esta opção já que há muito pouco tempo atrás a estrada estava em boas condições. Em Alagoas alguns coronéis da cana fizeram algumas armadilhas terríveis no acostamento da estrada, para poderem entrar com suas máquinas na plantação afundaram o acostamento criminosamente.

Uma curiosidade – Quando passamos à fronteira de Alagoas/Pernambuco um Voyage nos ultrapassou pela direita, logo mais reduziu a marcha deixando os outros carros o ultrapassar e ficou na nossa frente. Como tinha quatro caboclos dentro do carro senti cheiro de assalto e liguei para o 191, prontamente atendido expliquei o que estava acontecendo e passei a placa do carro que conferiu, era um morador de Xexéu a próxima cidade e efetivamente ele entrou nela. Nota dez a Polícia Rodoviária.

Estamos no posto Trevão próximos a Recife para pernoite. Dá-lhe vinho hehehe.

10 de outubro de 2008

Campina Grande um dos grandes centros de informática do Brasil e residência do meu amigo Luis Carlos Dantas Matias babalorixá das mil encruzilhadas. Além da oportunidade de rever este dileto amigo quem sabe ele também dê uns passes mediúnicos no meu computador já que para o bandido os camarões da Dona Luzia não fazem milagres.

Esta cidade é tudo de bom, bem nem tudo. Como a maioria absoluta das cidades do Brasil a campanha política suja as paredes e se torna um festival de acusações. (Tem 2º turno)

Aqui também tem a concessionária Mercedes Unidas, além um excelente serviço e atendimento fizeram ao longo do tempo eu ter boas amizades com o pessoal e se existe algo agradável na vida deste viajante é poder reencontrar conhecido que deixaram boas lembranças.

Na chegada já fomos direto a Unidas para saudar os amigos e também tentar a sorte nas palhetas do pára-brisa. Bingo os amigos estavam lá na sua maioria e eles tinham as palhetas!

Neste ínterim já liguei para o Luis Carlos para almoçarmos juntos e passamos junto o dia que acabou sendo delicioso. Na madrugada treino de qualificação da F1 em Fuji.

11 de outubro de 2008

Hoje é feriado em Campina Grande pelo aniversário da cidade e nem comentei que o pessoal da Unidas fez questão que nós ficássemos no pátio deles, ontem inclusive conhecemos o Senhor Alberto Cândido proprietário desta belíssima empresa.

Almoçamos na casa do Luis um belo camarão a quatro queijos e mais um bacalhau, além disto, tomamos um vinho pernambucano que quase me derrubou já que este negócio de dormir de madrugada não é comigo. Mais tarde fomos juntos comprar uns filmes e fomos ao supermercado.

Despedidas já que amanhã pela manhã prosseguiremos para os Lençóis.
12 de outubro de 2008

Viagem tranqüila na parte da Paraíba onde é o único estado do nordeste que oferece estrada em condições boa e em algumas partes como, por exemplo, ir a Campina Grande a estrada é ótimo. Já entrando no Rio Grande do Norte a coisa volta ao normal e todo nosso leite vira manteiga.

Todas as vezes que passo aqui penso em fotografar esta coisa ridícula, hoje não escapou, dei meia volta e fiz a foto para vocês acreditarem. Queria ver ao contrário em Cuba uma escola chamar-se John Kennedy hehehe. O dono estaria cortando cana... Espere cortando cana é o que o povo já faz... Espere não tem mais cana para tanta gente então este proprietário, putz em Cuba o ditador é dono de tudo, bom então o responsável por ter colocado este nome já estaria enterrado servindo de adubo para o que restou das plantações de cana fazendo companhia aos milhares que foram crucificados pela tirania sanguinolenta do Fidel Castro.

Ops pode ser que alguns idiotas fãs do idiotão fiquem revoltados e não quero que estraguem o dia então eu retiro as palavras acima se me responderem a estas perguntas:

- Você conhece algum turista cubano?
Não! Será porque é proibido qualquer cidadão de lá sair do país?

- Você se corresponde por e-mail com alguém de lá?
Não? Será que é porque não há computadores lá e internet a população não tem a menor idéia do que seja?

-Você pode me dar uma razão coerente para o Chico Buarque que tanto exalta Cuba more em Paris?
Neste caso eu sou fã das músicas dele, em compensação a sua criatividade na arte tem em igual quantidade em debilidade mental quando se trata de elogiar a escravatura em Cuba e logo lá que o povo ainda nem conhece o DVD embora o jovem irmão do Fidel (78 anos?) que agora comanda tenha proposto uma liberação para estes aparelhos de reprodução.

Poderia fazer ainda incontáveis perguntas e todas elas seriam sem resposta, acreditem que os dentistas lá usam aparelhos de broca de baixa rotação, sim, sim aqueles de cordinha que há cinqüenta anos atrás existia no Brasil também.

Pois está aí a foto, é um insulto a inteligência e está no Brasil.


Depois disto perdi o apetite e sinto que não irei conseguir comer meus dois quilos de camarão em Nísia Floresta.

Natal é disparadamente a melhor cidade do nordeste para turismo talvez não como uma massa de turistas que fazem todo o nordeste em quinze dias e sim para quem ficar de vinte a trinta dias somente nesta cidade. A contratação de um guia experto é essencial. No nosso caso que já a conhecemos de ponta a ponta e todas as suas pregas nesta viagem só entramos em Nísia Floresta para almoçarmos. A dica é simples para os de motor-home que estão de passagem como nós, pela BR101 entra-se na placa que indica a cidade e logo mais surge o restaurante Marina`s Camarões da Dona Graça, venha bem lento porque a placa indicativa está em cima da entrada e dela não se vê o restaurante, no estacionamento cabe até a mega casa do Argemiro. Veja na foto abaixo:


Preço justo com excepcional qualidade, a Iara e eu pagamos R$48,00 por dois caldos de camarão e um prato chamado Camarão na Torre que é para duas pessoas, delicia!

O Marina`s fica em uma antiga estação de trem chamada Papary e a foto abaixo é ela visto do outro lado.


Depois de uma siesta estrada. Esta parte depois que passa Natal é uma reta gigantesca até Mossoró onde estamos parados para pernoite em um posto Fan já conhecido da outra viagem.

13 de outubro de 2008

Arf nos perdemos em Fortaleza por inexistência de placas indicativas da BR222 ou indicando cidades, quem vier para cá verá embora que eu estive aqui recentemente e isto não aconteceu.

Pernoite já no Piauí com energia elétrica que não tem força nem para acionar um arzinho condicionado de 15.000 btus.

14 de outubro de 2008
Delícia o calor! 38º dentro do carro. Bem fora do ritmo de estrada com muitas paradas, conclusão nós não chegamos a Lençóis. Estamos parados para pernoite em uma cidade muito próxima a São Luis chamada Santa Rita.

15 de outubro de 2008

A caminho de Barreirinhas em uma cidadezinha um desenho grande do Che Guevara com uma mensagem que reproduzo mais ou menos literal – Que importa se morrerem dois ou três se no final venceremos a luta contra os poderosos. Pois é o babacão quando assumiu o poder junto com o Fidel automaticamente se tornaram poderosos e resolveram o problema matando milhares. Muito espertos estes idiotões que veneram um pulha sem qualidade como este personagem. Acho que vou para Cuba pintar um retrato de John Kennedy com alguma mensagem dele, brincadeirinha onde eu iria arrumar tinta para comprar no paraíso.

Já estamos estacionados na Praça da Matriz e a Cemar já nos instalou a luz.
Infelizmente alguma coisa aconteceu com a energia e acho que foi um crescimento de coisas de consumo que consomem energia, pelo menos o vizinho da frente João José colocou ar condicionado. O fato é que a amperagem está muito baixa e o nosso ar fica gemendo com freqüência. (Na continuação estabilizou e ficou ótimo).

Já se encontramos com o Washington e trocamos figurinhas, nos próximos dias deveremos fazer uma viagem para Tutóia.

Agora pizza...

16 de outubro de 2008

Revemos outros amigos e conversamos com a Jacira do Tropical Adventure (O Alfonso está em São Luis), detalhamos algumas coisas e já sabemos que o nosso ponto alto desta vez será uma viagem de três dias pelos Lençóis no dia 25, uns casais franceses fecharam um pacote e nós iremos acompanhá-los.

Mais tarde encontramos o Marcos (Guia da Tropical) e foi ótimo sentir que a empatia entre nós está em alto nível. Já marcamos trilha para o Canto do Atins amanhã e um quadriciclo 4x4 ficou separado para uso da Iara.

Um recado na porta dizia que tinha um casal de Curitiba também de motor-home que queria nos conhecer, fomos mais tarde lá onde estavam estacionados e deixamos outro recado porque eles não estavam.

17 de outubro de 2008

De manhã fomos para a base do Alfonso de onde sairíamos para a trilha nos Lençóis e o que ia ser um passeio entre nós acabou formando uma boa turma e o nosso guia foi o Marcos. A melhor surpresa foi conhecer a Zizi e o Albino (O casal do outro motor-home) que também fecharam o pacote para esta aventura. Fomos para o Canto do Atins e o passeio foi maravilhoso. Comemos na Luzia e os camarões estão cada vez mais abençoados.

Na volta encontramos o Alfonso e marcamos uma nova viagem para amanhã com ele como guia embora o destino fosse o mesmo, Canto do Atins.

18 de outubro de 2008

Putz quinze quadriciclos na trilha! Grupo como de ontem também o foi muito legal incluindo algumas senhoras de idade mais avançada, mas com espíritos altamente joviais e muito dispostas, residentes em Juiz de Fora/ MG.

Repetir a trilha? Hehehe com o Alfonso não tem esta conversa, ele é o Mago dos Lençóis e a viagem foi deslumbrante. Almoçamos no Buna continuando nossa dieta de camarões a qual acrescentamos um peixe delicioso e um monte de carne de siri.

Surpresa nós encontramos um casal (Marcelo e Rafaela) e temos o casal na estrada (Fernando e Andréa) como amigos comuns. Do Marcelo registro uma frase que achei espetacular e salva a moral dos gordinhos. O assunto era as gordurinhas sobrando e a resposta brilhante dele – Eu estou no meu peso ideal, só preciso crescer onze centímetros e para isto acontecer mamãe falou que eu preciso comer.

Se estiverem sentindo falta de fotos digo – Experimentem fazer sexo e ficarem fotografando o ato, diminui demais o prazer. Então guardaremos as fotos para a grande aventura dia 25.

19 de outubro de 2008

Mudou o horário e a F1 na China começou às quatro horas da manhã, sem problema porque usaremos este domingo para descanso e atualização das rotinas.

O domingo acabou não virando em descanso, esperamos a visita de manhã do Marcelo e Rafaela que iam excursionar para o Caburé e ficaram de passar aqui, como não vieram fomos para a base do Alfonso programar a semana e depois ao motor-home da Zizi e Albino onde conversamos um monte e depois fomos almoçar no Bambué onde acabamos de ficar até o final da tarde.

Voltamos à base do Alfonso e fechamos uma trilha para a cidade de Tutóia, uma bela viagem de quadriciclo em torno de 160 quilômetros.

20 de outubro de 2008

Arf Marcos com ressaca. Arrasta-pé, Tutóia é muito longe, é preciso dois dias de viagem, a gasolina está muito amarela, Tutóia foi invadida por canibais que estão comendo turistas louros, etc. Está bem então vamos para Caburé. Excelente opção. Ë uma trilha difícil que valoriza demais a água de coco que tomamos em Vassouras. Em Caburé comemos no restaurante Península do Caburé comandado pelo gerente Paulo que é uma excelente pessoa que tem um atendimento muito cordial. Comemos camarões a milanesa e um filé de robalo que pela bitola dava para imaginar que ele no mar se alimenta de tubarões brancos. Como diria meu amigo Chico Maia – De comer gemendo! E nós gememos.

Pela primeira vez voltamos a Barreirinhas completamente saciados do passeio. Infelizmente não fotografamos nossos rostos que estavam completamente cobertos de terra e areia parecendo máscaras de camuflagem.

21 de outubro de 2008

O Alfonso comprou o novo quadriciclo da Honda e nestes dias atrás eu o experimentei e adorei as inovações. O fato é que já encomendei um que ficaram de entregar no dia de hoje então ficamos sem trilha. Não chegou.
Santo Amaro com os franceses também pifou, então marcamos Santo Amaro para amanhã aonde iremos com a Zizi e o Albino e dois guias, o Marcos e o Carlinhos que é filho da Joana que tem um restaurante na Queimada dos Britos, lá deveremos comer a galinha da mãe dele.

Aproveitamos hoje para soltar as águas (detritos e servidas) e repor a potável e eis que quando abro a servida o trinco da válvula quebra. Como eu já tinha pressentido que o Albino era um caboclo jeitoso para arrumar este tipo de fatalidade fomos até lá e não deu outra, achou uma solução muito legal e tudo ficou dez. Que a sorte te acompanhe amigo Albino, a minha com certeza está junto pela felicidade em encontrar vocês.

22 de outubro de 2008

Santo Amaro é uma das grandes trilhas e é a melhor maneira de desfrutar toda a grandeza dos Lençóis Maranhenses.

Aí nós na balsa iniciando esta jornada de dois dias, da esquerda para a direita – Zizi, Iara, na frente Marcos, Albino e no fundo Carlinhos.

Arf como encontrar palavras que pudessem transformar esta viagem em algo que todos entendessem. Não é possível para mim. Tudo é de um surrealismo e cada um sente o seu nível de emoção, isento é impossível creio.
Um banho básico:
Uma visita em Baixa Grande:

A caminho de Santo Amaro, pouca água em relação ao inverno, mas em compensação as areias oferecem um outro tipo de espetáculo:

Chegamos a Santo Amaro já noite e ficamos hospedados na pousada Rio Doce. Depois da janta horrível porque o burrão aqui encomendou camarões da Malásia e eles são enormes e de água doce e o cheiro e gosto de mangue para mim foi insuportável fomos para um baralhinho e com toda a excitação da viagem ficamos jogando até de madrugada.


23 de outubro de 2008

Dorme tarde e acorda cedo é ruim e a manhã começou um pouco irritante, além disto, o vento fortíssimo ficou contra nós dando uma lembrança da Patagônia com a diferença que a quantidade de areia no ar é incomensuravelmente maior.

Conclusão - Grandes erros aconteceram e poderiam ter gerado danos sérios que felizmente não ocorreram, o primeiro foi quando o Carlinhos distraiu-se e caiu no declive de uma duna enorme, graças a sua ótima agilidade conseguiu se manter em cima do quadriciclo e foi muito legal para mim que assisti tudo sentado porque mantenho uma distância segura.

Depois o Marcos deu uma chapoletada na traseira do Albino e que também felizmente não houve danos físicos embora o seu quadriciclo tenha ficado bem amassado. Nesta tensão achamos por bem o Marcos voltar a Barreirinhas e fomos para o Atins comer os abençoados camarões da Luzia para ver se saia a urucaca que estava viajando com a gente. Uma boa siesta depois do almoço e bingo! A bruxa tinha ido embora. Belíssimo fim da tarde com as dunas maravilhosas.
Da direita para a esquerda – Zizi, Albino, eu e Iara, fotógrafo Carlinhos.

Uns beijus com leite condensado e coco e mais uns de queijo fizeram um tapetinho na despedida deste que se tornou um ótimo dia.

24 de outubro de 2008

Dia para atualizar o blog e outras coisas acabou sendo muito movimentado, o Washington veio nos visitar e acabamos negociando o meu quadriciclo em prol de eu comprar um novo na concessionária Honda da cidade. Neste ínterim conhecemos o grupo de franceses que estavam saindo para a trilha. Muito legal o encontro já que domino a língua, não, não falo francês, mas sei dar beijos a francesa que exigem domínio deste músculo.

Também encontrei outro grupo que estava saindo para o Canto do Atins e este de brasileiros. Pessoal animadíssimo sendo que o prefeito eleito e o vice da cidade de Angra dos Reis faziam parte do grupo. O melhor é que já combinamos de se encontrar em Tutóia no domingo quando iremos com o Washington e família que emprestará um quadriciclo para a Iara.

O novo quadriciclo é uma bela evolução da Honda, muito confortável e ainda tem a opção de andar 2x4 o que facilita muito a tocada em pisos comuns.

No final da tarde o Albino e a Zizi vieram bater um papo em casa. Amanhã eles farão o Caburé de barco que é um bom passeio e provavelmente domingo irão embora.

25 de outubro de 2008

Dia de ver a unha crescer como diria o Fernando do casalnaestrada e também de programar o domingo com o Washington para irmos a Tutóia.

Nesta coça coça em um bate papo com o senhor João José (Janjão) meu vizinho ele comentou uma coisa curiosa que eu fui verificar pessoalmente.

O caso remonta ao ano de 1962 e envolve o proprietário do único carro que existia na cidade, um jipe.

O proprietário deste jipe era o Doutor em farmácia e bioquímica Antonio Olimpio de Mello.

Neste dia que eu irei relatar veio o segundo carro na cidade, era da Sudene.

Eis que vinha o Dr. Olimpio pela rua lateral da prefeitura e atravessou o que hoje continua sendo a avenida principal de Barreirinhas e por um acaso fantástico o outro carro estava vindo pela avenida e os dois bateram seriamente. Inclusive a enfermeira que estava no jipe do Dr. Olimpio fraturou a mandíbula.

Os dois únicos carros da cidade e um acidente! A vida quando pode ser uma comédia ela capricha.

O fato é que conheci pessoalmente o Dr. Olimpio e ele é uma pessoa agradabilíssima igualmente a sua família. Mais adiante desta data da fatalidade ele acabou sendo prefeito de Barreirinha e depois disto ainda foi secretário da saúde por duas gestões e com a conversa que tivemos dá para sentir o quão ele foi importante para o povo de Barreirinhas com idéias criativas que até hoje se continuassem sendo utilizadas seriam muito úteis à população.

Eis o nosso nobre cidadão de Barreirinhas por escolha (Ele é natural do Piauí)

De noite fomos à pousada Parknáutico para combinarmos a viagem de amanhã e no bate papo quem apareceu por lá foi o Dr. Milton atual prefeito reeleito de Barreirinhas, boa conversa girou. Agora Tutóia pelo jeito foi para o brejo novamente, Será uma outra trilha, mas de qualquer maneira tenho certeza que o amigo Washington escolherá bem.

26 de outubro de 2008

O grupo ficou interessante e grande, a Marleide esposa do Washington foi junto além dos seus dois filhos e o neto Victor. Também nos acompanharam mais duas pessoas da cidade, o Hilton e o Tetéu. O Washington emprestou um quadriciclo 4x2 para a Iara.

Fomos até a cidade de Paulino Neves que já faz parte do Delta do Parnaíba, trilha difícil e pela foto da Iara tirada na primeira parada para um banho no rio mostra um pouco do que estávamos enfrentando. Uma pena que não bati fotos posteriormente porque nesta ela e nós estávamos limpinhos hehehe, quando chegamos a casa aí sim estávamos completamente irreconhecíveis e encardidos.

Outra aventura de saciar. Andamos muito e almoçamos na trilha em um oásis onde comemos uma deliciosa carne de sol que deixaram todas as outras já comidas encabuladas.

Voltamos por outro lado e digo que no momento não me recordo os locais, pois eram simples referências geográficas.

27 de outubro de 2008

Rotina de casa com lavanderia já pela manhã, de tarde nós fechamos uma viagem para a Barra das Baleias que é o fim dos Lençóis Maranhenses a oeste. Como o Afonso não apareceu nosso guia será o Carlinhos e sairemos quarta-feira pela manhã.

À noite jantamos na casa do Washington juntos com sua família. Infelizmente ele não poderá nos acompanhar nesta próxima aventura porque sua esposa ir amanhã para São Luis.

28 de outubro de 2008

Rotina de folga e alguns acertos para a grande jornada amanhã. Aleluia eu encontrei um santo milagroso que consertou meu e-mail e ainda fez outros ajustes, o nome dele é Carlinhos.

29 de outubro de 2008

Grande surpresa! O Alfonso chegou e vai com a gente. E ainda mais eu falei do Carlinhos da informática e ele o convidou para ir junto. Destino Barra das Baleias o ponto final dos Lençóis Maranhenses a oeste.

Novamente na balsa. Da esquerda para a direita: Mestre Alfonso, Iara, Carlinhos da informática e eu. Quem está batendo a foto é o Carlinhos guia. Duas coisas podem ser observadas nesta foto, uma é a caixa que o Alfonso está levando que é uma antena para celular que será instalada em Queimadas do Brito para a Dona Joana e outra é meu quadriciclo novo.

Repetir a maravilha que é os Lençóis é redundância embora não seja cansativo, de fato com o Alfonso como guia elas são muito mais desfrutadas por causa da sua enorme sensibilidade. A palavra para defini-lo com mais proximidade seria a de um artista que enxerga onde está a beleza maior. Além disto, as suas experiências com as dunas fazem os caminhos ficarem mais emocionantes e macios lembrando em muitos momentos como se estivéssemos em uma gigantesca montanha russa.

Curiosidade – Anos atrás a Petrobrás veio explorar petróleo aqui e alguns dos seus tratores encalharam nas areias movediças e ficaram sendo comidos pelo tempo. Não vi um interesse maior, porém o Alfonso comentou que muitos vinham para cá e usavam-no como um dos motivos da viagem, então vai aí à foto.

Parada obrigatória na Dona Joana, como não podia deixar de ser tínhamos que comer a galinha da mãe do Carlinhos que estava com o molho suculento e uma ótima macarronada para acompanhar. O Alfonso é muito querido por eles e também ao contrário. Depois de uma siesta sentamos para prosear como já fossemos amigos da família e realmente nos sentimos assim. Depois a Dona Joana colocou para queimar umas castanhas (Do caju) que é uma coisa muito curiosa visto que ela tem um combustível muito forte e se auto inflama com muito mais força que a gasolina. Depois se apaga ela na areia e se descasca como mostra a foto abaixo.

Esta tarde estava tão deliciosa que gastei a máquina em mais uma foto até porque a aparece o seu Raimundo marido da Joana, ele está de calção amarelo.

Saímos para Santo Amaro já tarde e então no trajeto em cima de uma duna com o sol já se pondo aconteceu a melhor imagem dos Lençóis Maranhenses, toda a areia com um perolado irradiante, uma piscina enorme esverdeada abaixo e a certeza que tínhamos sido abençoados. Não por Deus seus doidos, abençoados pelo Alfonso que tem a sensibilidade maior de fazer estas coisas acontecerem! Querem fotos hehehe, nós tendo orgasmos múltiplos íamos nos preocupar com este detalhe, nem pensar!

O fato é que o Alfonso também estava neste clima delicioso e mesmo com ele não gostando de viajar a noite pelas dunas foi isto que ocorreu e chegamos a Santo Amaro por volta das nove horas da noite onde nos banqueteamos com muito camarão brasileiro e cama.

30 de outubro de 2008

Acordamos cedo e depois de enchermos os tanques, café da manhã e acerto de conta e partimos para o objetivo que era a Barra das Baleias.

No caminho mais um banho:


É uma bela distância a ser percorrida, no começo a trilha contorna o lago de Santo Amaro e depois vai pelas dunas até sentir que elas estão se escasseando, logo mais se começa em trechos planos onde quase no final temos o rio a esquerda e o mar à direita. E aí está o final dos Lençóis Maranhenses.

A partir da esquerda – Carlinhos guia, Iara e eu e Alfonso e Carlinhos informática. Foto com temporizador.


Voltamos pela praia à procura de algum pescador com peixe fresco e vontade de assá-los para nós. Achamos alguns, mas a pescaria deles não estava rendendo. Para compensar achamos uma caixa de barco para carregar iscas vivas e estava novinha. Não deu outra, o Alfonso já a amarrou no quadriciclo e fizemos outra viagem até Queimada dos Britos para ele dar ela de presente para o seu Raimundo e a Dona Joana onde ela teria muita utilidade.

Com este desvio se atrasamos um pouco e chegamos a Atins para almoço já no fim da tarde.

Bela surpresa o Buna dono da Pousada Rancho tinha recém chegado e podemos desfrutar da sua hospitalidade. Comemos umas porções de siri e camarão a milanesa. Volta noturna novamente o quê nas dunas é fácil de entender porque o Alfonso não gosta. Para nós sem problemas porque era só seguir a marca dos pneus dele.

Fomos os últimos a chegar à balsa e comemos o saldo dos beijus com queijo já que nem coco tinha mais.

Alfonso mil vezes obrigado!

Uma observação interessante fez a Iara sobre os Lençóis – Aqui à gente não vê a paisagem, nós vivemos ela. Graças ao Alfonso of course!

31 de outubro de 2008

Dia da partida mesmo altamente relutante. O fato é que agendei a nossa presença na Stock Car em Brasília dia nove e precisamos estar lá na segunda-feira para nos instalarmos. De qualquer maneira estamos indo bem saciados, nossa estadia foi magnífica e é muito gostoso pensar que logo estarei de volta, mais precisamente na estação das chuvas onde os Lençóis atingem o seu ápice de beleza e o máximo de aventura.

Acertada as contas e dados os abraços de despedida acabamos saindo depois do meio dia

No caminho tirei a dúvida e fotografei o babacão do Guevara, putz não era gente que ele mencionava, era rosa. Deter a primavera, o caboclo conseguiu deixar Cuba em um inverno permanente e ainda virou mártir para os fracos de moleira hehehe. Novamente imagino que alguns imbecis ficarão chocados, bom então me respondam:
- Se o povo de Cuba desejasse mudar o sistema e fosse a luta para isto acontecer o que seria deles?
Fidel faria uma eleição para prevalecer à vontade da maioria?
Mataria qualquer um que discordasse?
Pois é, esta última continua valendo por lá certos seus fãs idiotas!


No fim da tarde já paramos em um posto BR próximo a São Mateus onde nos cederam uma luz excelente que deixou a casa tinindo e mais, um sinal de celular no gargalo e isto possibilitou atualizar a correspondência além de uma navegação nas novidades da F1.

01 de novembro de 2008

Atravessamos o Maranhão por Açailândia e estacionamos para pernoite muito próximo a Imperatriz. O mapa da Quatro Rodas denuncia este trecho como miserável e não é a estrada é confortável embora extremamente perigosa nos seus declives acentuados.

Novamente excelente eletricidade e ótima conexão com a internet. Infelizmente perdemos o treino da F1 porque trocamos as bolas com o horário de verão que não vale neste estado.

02 de novembro de 2008
Viagem tranqüila com ótimo rendimento tirando alguns trechos da Belém/Brasília que estão miseráveis.

Paramos em um dos bons postos da rodovia para almoçarmos um filé com catupiri no pão que estava de tirar lágrimas e já assistimos o GP do Brasil que foi muito emocionante. Imaginar que um piloto ganhe o campeonato ultrapassando na última curva da última volta depois de dezoito grandes prêmios foge de qualquer previsão.

Seguimos viagem até o fim da tarde onde paramos em outro bom posto, nem cito nomes porque nesta rodovia é lugar comum, arrumaram ótima luz e novamente a internet está ótima. Aproveitei tanta boa vontade para lavar por fora o motor-home, ficou dez. Ótima janta de bife, ovos e arroz.

Um detalhe – Nos foi oferecido um estacionamento coberto que tivemos que recusar porque a nossa caixa de água servida não para de vazar.

03 de novembro de 2008

Viagem com alto rendimento, mas fomos vencidos por um calor que os próprios locais estavam sentindo. Ar condicionado ligado e algumas horas de sono gostoso. Para o fim da tarde estrada e já sentia com tranqüilidade que no inicio da noite estaríamos em Brasília. Ledo engano, o último trecho depois que se vira em Uruaçu em direção a Brasília a estrada de ótima cai de qualidade para abaixo de precária e detalhe, é o único caminho. Quase quatro horas para cumprir esta mixaria e chegamos próximos à meia noite na cidade. De lucro paramos na rodoviária central onde fomos comer uns pastéis com caldo de cana na mesma pastelaria do meu tempo de quartel. Estacionamos no autódromo e já estavam parados alguns motor-homes. Banho e cama, amanhã nós estacionaremos melhor.

04 de novembro de 2008

Bela manhã com troca de abraços dos amigos e instalação definitiva da casa.
Já estão aqui o Mário, Alex/Angélica, Chico/Helinda, Pudim, Primo e o Carlão e a Vera.

À tarde a Iara fez o supermercado com a Helinda e a noite nós fomos a pé com quase todo o grupo para uma pizzaria.

05 de novembro de 2008

Pizzaria dos demônios está me fazendo encher o holding tanque.

O6 de novembro de 2008

Dois Imosec pela manhã para fechar o tubo porque o dia promete um ótimo passeio por Brasília desvendando as casas do poder.

Em São José dos Pinhais tínhamos conversado com o deputado federal Luis Carlos Setim sobre a nossa ida a Brasília e aí fomos convidados a conhecer a câmara e o senado. Infelizmente pelo falecimento de um deputado as sessões foram canceladas e ele aproveitou para antecipar a sua agenda no Paraná. Mesmo assim deixou-nos a disposição o seu pessoal do escritório e nós não perdemos a excelente oportunidade de conhecer estes prédios que abrigam o poder. Muito gentilmente um dos seus assessores o Josemar veio nos buscar no autódromo e já no escritório conhecemos a Lúcia, o André e inacreditavelmente um amigo de longa data o Engel.


Muita conversa gostosa e depois fomos todos almoçar um fantástico camarão na associação dos funcionários da câmara. Após o almoço fomos com o Josemar e o Engel visitar a nova ponte que cruza o lago Paranoá e o Palácio da Alvorada. Depois voltamos ao prédio da Câmara onde o André nos levou para conhecer o seu interior, na foto abaixo estamos no plenário:

Muito criativo e funcional um fumódromo a disposição, o André e eu não perdemos a oportunidade:

Plenário do Senado:


Duas coisas me deixaram bastante impressionado, uma a lógica e a grande funcionalidade do fumódromo e outra este quadro retratando o momento da proclamação da República:


Para finalizar uma foto no décimo andar com uma boa vista das cúpulas da câmara e do senado com o Palácio do Planalto à direita.

Nós voltamos ao autódromo com a certeza que iremos receber a visita destes novos e velhos amigos nestes próximos dias.

07 de novembro de 2008

Abertura dos treinos livres e dia de intenso trabalho nas equipes. Revendo velhos amigos e conhecendo novos.

08 de novembro de 2008

Dia de classificação o que para mim é muito excitante já que torço bastante pelo sucesso do Diogo Pachenki e ele não falhou mantendo a pole por um longo tempo até ser sobrepujado pelo Rafael Daniel. Infelizmente quando ele calçou seus pneus novos para a última tentativa foi bloqueado já na pista por uma bandeira vermelha, como o cronômetro não para o tempo acabou, mesmo assim o segundo-lugar no grid é excelente.

Recebemos a visita em nosso motor-home de duas amigas que sempre que possível visitam a stock car como convidadas da ALM Pachenki. A profissão delas é atípica no meio, pois são policiais rodoviários federais.
E juntos com elas e mais uma patota que incluía o Reginaldo Leme e o Luis Roberto fomos almoçar no restaurante do Dedé. Não poderia ser mais gostosa a tarde, tanto o Luis Roberto como o Reginaldo tem um repertório de casos interessantes ocorridos na Globo. Porém duas coisas muito diferentes deram um colorido e humor especial. No primeiro o Reginaldo achou um celular e procurando nos endereços achou um nome – Vaginão. Não deu outra já pedimos que ele ligue para este número (Até então achávamos que este telefone era do piloto Carlos Alves), rindo aos montes e agora não me lembro porque tanto eu como o Luis saímos da mesa e quando eu voltei perguntei se ele tinha ligado, o Reginaldo falou que tinha achado a dona do telefone que era a Dirce esposa do Dedé, não deu outra a mesa toda caiu na gargalhada novamente e eis que volta o Luis e logo atrás dele a Dirce, não sabendo de nada ele também pergunta galhofeiro e o Reginaldo muito sério respondeu que o telefone era dela, ele então se vira muito sério e diz – A é. Minha sorte é que a disenteria que me assolou tinha desaparecido porque esta do Luis disparou a gargalhada novamente e agora que eu escrevo a Iara e eu relembrando o fato não conseguimos parar de rir do rosto que ele fez.

Neste clima descontraído as meninas da policia tiveram que sair. A Iara aproveitou a deixa para ir ao motor-home porque estava prenunciando chuva e nossas clarabóias estavam abertas.

O papo continuou solto e a chuva veio para valer, uma tempestade na verdade que nos deixou presos por umas duas horas que enfrentamos com cafezinhos e alguns com cerveja. Aí venho o segundo caso muito engraçado, deu vontade de urinar no Reginaldo e sair para isto era impossível, daí o Tigur sugeriu que ele fosse a uma fresta do restaurante e mandasse bala que ele já tinha feito isto. E lá foi o Reginaldo enquanto nós ficamos de pé fazendo uma barreira. Bom lá está ele fazendo de conta que está assistindo a chuva quando uma senhora que estava na frente vendo ele sozinho aproveitou para ir lhe fazer companhia. Caímos na gargalhada novamente o vendo cruzando as pernas.

Quando decidimos ir ajudá-lo ele volta em companhia dela. Como ela não estava entendendo nada acabou ficando um pouco constrangida e voltou ao seu lugar. Com isto ele voltou para o canto e se aliviou. Hehehe o Rodrigo fotografou:







A chuva parou e descemos para os boxes aonde vimos os estragos da tempestade, todas as bandeiras que decoram o autódromo foram destruídas e muitas placas estavam entortadas. Onde os motor-homes param estava muito alagado e tudo isto foi nada perante a esta tarde tão divertida.

09 de novembro de 2008

A Stock Car definitivamente é a grande categoria e não só pela fantástica organização, a corrida sobra em emoção tanto na principal como na Copa Vicar.

Assisti a ambas da torre onde se enxerga a pista inteira e muito mais importante que isto em companhia do Ângelo Batistela. Veja pessoal que eu me considero um entendido em automobilismo, eu enxergo com muita clareza a corrida em seu total e simplesmente olhando a maneira que os pilotos fazem as curvas dizer quem é quem. Mas nada como estar ao lado de um caboclo que realmente enxerga que é o caso do Ângelo. Notável como ele domina a visão completa então o meu prazer de duplicou com a sua companhia. O Ângelo dá suporte à equipe Hai do Eduardo Berlanda e Afonso Bastos e chega a cronometrar manualmente onze parciais o que fornece subsídios altamente qualificados para o aprimoramento da tocada.

Belíssima vitória do piloto Ricardo Mauricio que deixou a todos muito felizes porque se existisse um concurso de simpatia ele seria o Senhor eleito com 100% dos votos. Na Vicar o piloto Diogo Pachenki conquistou um excelente segundo lugar e ainda com a volta mais rápida mantendo assim uma possibilidade de ser campeão da categoria.

Almocei com o Reginaldo Leme e o Eduardo Abbas onde aproveitamos para resolver alguns compromissos e depois disto estrada.

10 de novembro de 2008

Viagem muito tranqüila porque errando o caminho vim por Goiânia contra a rota que o Guia Quatro Rodas indica (Cristalina) e isto possibilitou um uso contínuo de uma excelente duas pistas praticamente até a divisa com São Paulo onde isto é natural embora se pague. À noite já estávamos em Bragança Paulista na casa da minha irmã onde pegaríamos minha mãe para trazê-la a São José dos Pinhais.

11 de novembro de 2008

Novamente uma viagem gostosa e rápida e no meio da tarde já estava na base.
Necessitando de um favor do Mário da Trailemar liguei para o seu celular e como bateu na trave liguei para a indústria quando recebi a péssima noticia que ele tinha tido um acidente na estrada. (O acidente foi muito grave, mas no jogo de vida e morte ele ganhou à primeira).
Hoje quando lapido este blog para publicação sei pelo próprio Mário que só as pernas estão machucadas e ele já está no trabalho embora ele tenha inclusive ficado preso nas ferragens.
Hodômetro marcando 54.033 indicando 9.343 quilômetros percorridos.